Sobre nós

O Núcelo Terapêutico Centrare é um espaço multidisciplinar que visa a prevenção e manutenção da saúde global do indivíduo.

OFERECEMOS: 

  • Psicoterapia individual, de casal, de família e de grupo para todas as faixas etárias;
  • Grupos terapêuticos, oficinas de memória, vivências, palestras, workshops, grupos de convivência e várias atividades para idosos;
  • Acupuntura sem agulhas (EFT), aromaterapia, cromoterapia, Reike;
  • Grupos de apoio a familiares e cuidadores de idosos;
  • Avaliação geriátrica multidimensional;
  • Cursos de formação e atualização de cuidadores.
  • Acompanhamento de idosos portadores de Alzheimer e outros distúrbios neurocognitivos;
  • Acompanhamento psicopedagógico e orientação vocacional;
  • Orientação a pais e familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais, com distúrbios comportamentais ou déficit de aprendizagem;
  • Clínica Médica, Geriatria, Psiquiatria, Psicologia, Neuropsicolgia, Psicogerontologia;
  • Grupos de cessação do tabagismo;
  • Medicina do trabalho: exames admissionais, periódicos e demissionais.

 


História do projeto

Durante minha trajetória profissional como Psicóloga Clínica e Hospitalar pude observar que a gênese (origem) das patologias, sejam físicas ou mentais, não reside somente na disfunção ou mal funcionamento do órgão afetado como há muito se acredita. Há de se desconstruir esta crença dando lugar a uma visão holística do ser humano, isto é, ter a sensibilidade de entender que o mesmo é muito mais que simplesmente seu corpo ou a soma de suas partes. Muitos pesquisadores vem sistematicamente estudando a interação entre corpo-mente e em relação ao quanto o meio externo afeta a estrutura física e mental de cada um de nós (psicossomática).

O que vemos atualmente na maioria dos hospitais, clínicas e consultórios são atendimentos feitos por "especialidades" médicas ou técnicas que não se comunicam entre si, adotando assim, uma abordagem fracionada em relação a saúde do indivíduo.

A falta de comunicação entre os diversos profissionais da área de saúde resulta em uma assistência ineficaz, parcial, incompleta e não resolutiva à população. O indivíduo sente-se perdido, não acolhido e frequentemente peregrina por várias consultas de diferentes especialidades. Isto demanda um grande tempo, custo, deslocamento, estresse, ansiedade, angústia, sensação de dúvida e desamparo, além de outras variáveis mais graves como por exemplo a polifarmácia (uso concomitante de diversos medicamentos).

A falta de foco na prevenção desde a infância predispõe a população a desenvolver patologias que aparecerão cronificadas na terceira idade, restando nestes casos apenas a possibilidade de terapêuticas de redução de danos e condutas paliativas. Isto explica em parte porque muitos acreditam que envelhecer é sinônimo de adoecer, e acabam por "naturalizar" e perceber algumas perdas como comuns e normais da idade. Por exemplo: estar com déficit de memória, com dificuldades de locomoção, com dores generalizadas etc.

Profundamente incomodada e afetada por este cenário comecei a pensar em um novo modelo assistencial onde a população tivesse acesso, no mesmo espaço físico, aos cuidados dos quais necessitasse.

Então, compartilhei minha angústia com alguns amigos e profissionais da área de saúde com os quais promovi encontros de reflexão e amadurecemos a ideia.

Assim surgiu o NÚCLEO TERAPÊUTICO CENTRARE, um espaço holístico que tem como visão a prevenção e promoção da saúde e conta com profissionais de diferentes especialidades que a todo momento se comunicam e debatem cada caso clínico personalizadamente.

Acreditamos que este é o nosso maior diferencial.

 

Márcia de Figueiredo e Equipe